Instalações elétricas e Segurança contra incêndios

O que acontece quando uma instalação elétrica está mal dimensionada? A resposta é muito simples: Aquecimento dos componentes.
Cada tipo de fiação possui uma capacidade de condução de corrente elétrica própria, sendo dependente de algumas características do condutor, como bitola, material do condutor e tipo de isolação. Por esse motivo, é muito importante que a fiação seja corretamente dimensionada de acordo com sua finalidade.
Um cabo com isolação de PVC com bitola de 2,5mm², por exemplo, possui capacidade de conduzir, em média, uma corrente de 25A. Ou seja, é um cabo muito utilizado e adequado para alimentar cargas pequenas, como geladeiras, ventiladores ou algumas tomadas de uso geral, entretanto, não pode ser utilizado para cargas maiores, como chuveiros ou torneiras elétricas.
É muito comum ocorrer em reformas de edificações a adição de novas cargas sem a verificação da capacidade da fiação elétrica, e com isso, um condutor que antes era adequado pode passar a ser subdimensionado para a carga atual.
Quando dizemos que um condutor está subdimensionado, significa que está submetido a um excesso de corrente, o que causa o seu aquecimento. Este aquecimento em pouco tempo pode causar um incêndio na fiação caso não haja um disjuntor corretamente dimensionado.
Dados da Abracopel, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, mostram anualmente que os acidentes de origem elétrica são praticamente uma constante no Brasil, por isso, não é exagero dizer que, na hora de dimensionar uma instalação elétrica, todo cuidado é pouco.
Tanto em uma construção quanto em uma reforma, deve ser feito um levantamento de cargas para um correto dimensionamento de todos os componentes da instalação elétrica.
As normas da ABNT e outras normas como a NR-10 também definem a necessidade de laudos de instalações elétricas para edificações como empresas e locais públicos. Esses laudos servem para atestar a conformidade das instalações elétricas e são exigidos em fiscalizações por órgãos como ministério do trabalho, Aneel e Bombeiros.
Os laudos podem ser elaborados por um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica com registro no CREA ou CFT e exigem a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.
O valor de serviços de laudos, levantamento de cargas e verificações das instalações elétricas varia de acordo com o tamanho da instalação, com preços a partir de R$1.000 para instalações menores, porém, deve ser visto como um investimento e não como custo, pois garante a proteção a vida e ao patrimônio, além de evitar problemas com órgãos fiscalizadores.
Para qualquer serviço envolvendo eletricidade, deve ser consultado sempre um profissional ou empresa habilitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *